Habilidades Desenvolvidas

Curiosidade

Atividades que estimulam as descobertas, e a curiosidade natural da criança sobre o mundo, incentivam o processo de solução de problemas. Atividades com esse ícone incluem investigação sobre temas relacionados a ciência, natureza e matemática, por exemplo.

Coordenação Motora

Estimular o desenvolvimento físico das crianças melhora seu condicionamento motor e sua saúde. Atividades com esse ícone envolvem movimentos largos que utilizam grandes músculos, como galopar imitando um cavalo ou girar uma corda.

Comunicação

O desenvolvimento da linguagem inclui habilidades de entendimento e expressão – ler, escutar falar ou escrever Atividades com esse ícone indicam algum tipo de comunicação, como por exemplo pensar sobre as férias ou aprender sobre os sinais de trânsito.

Criatividade

Crianças exploram e aprendem sobre o mundo por meio de brincadeiras criativas. Atividades com esse ‘cone foram desenvolvidas para potencializar a criatividade e imaginação por meio da musica, dança e brincadeiras.

Autoestima

Desenvolver a autoestima, a capacidade de expressar sentimentos e respeito pelos outros, colaboram para as crianças desenvolverem mais confiança e interações positivas. Atividades com esse ícone focam em interação com os outros, como criação de jogos e trabalho em equipe.

Coordenação Motora Fina

Muitas ações do dia-a-dia – desde escrever, comer até se vestir e cortar – necessitam essa habilidade. Atividades com esse ícone envolvem pequenos movimentos, normalmente das mãos, como cortar, pegar e empurrar.

Cultura

Crianças são curiosas com o mundo que existe em torno delas. Atividades com esse ícone exploram novas culturas, comunidades e diversidades, como o que os japoneses comem e como os esquimós vivem, por exemplo.

Medidor de Arte

1) Baixo: Nessas atividades não se suja nada. As mãos nem precisam ser lavadas após realizar a brincadeira.

Exemplos: Montar, colorir, cortar

2) Médio: Se prepare para lavar as mãos após a diversão. Normalmente as atividades que utilizam algum liquido são marcadas pelo menos como médias.

Exemplos: Usar tinta, massinha, água

3) Alto: Muita arte envolvida! Prepare o espaço com jornal e utilize roupas que não tenham problemas em ser sujas.

Exemplos: Argila, alguma brincadeira de reação química

Ajuda de um adulto

1) Baixo: Nessas atividades a criança quase não precisa da ajuda de um adulto. Ela pode criar e brincar sozinha.

2) Médio: Essas atividades podem conter algumas etapas que a criança não consegue realizar sozinha. É recomendado que um adulto fique disponível para auxiliá-la na brincadeira.

3) Alto: Nessas atividades é recomendado que um adulto crie e brinque junto com a criança.